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Caiu no golpe do PIX?

Desde a virada do século, no começo dos anos 2000, ouvimos que estamos vivendo a era digital. Hoje, mais de 20 anos depois, nós vivemos cada vez mais imersos e dependentes da tecnologia. A internet é quase sinônimo de trabalho, facilidade, locomoção, informação, educação, relacionamento e muito mais. 

Mas você já parou para pensar que é importante estarmos atentos aos perigos que podem ameaçar nossas finanças?

Com o mundo digital, utilizar aplicativos de bancos tornou-se algo comum em nosso dia a dia. Porém, criminosos se aproveitam disso para tentar aplicar golpes e fraudes bancárias e causar prejuízos significativos. 

Antes de mais nada, é crucial entendermos como os golpistas agem para nos enganar. Eles usam estratégias cada vez mais evoluídas e exploram falhas de segurança para obter acesso às nossas informações financeiras e realizar transações fraudulentas.

O principal alvo atualmente, tem sido o PIX. O fato de trazer mais praticidade para a população não é nenhuma novidade. Contudo, o sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central também abre portas para que golpes e fraudes aconteçam com mais facilidade.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a principal tentativa de golpe é feita com o uso de técnicas de engenharia social. Trata-se da manipulação psicológica do usuário, para que ele lhe forneça informações confidenciais ou faça transações em favor dos criminosos.

O que fazer se cair no golpe?

Para aqueles que caíram no golpe e buscam devolução do dinheiro, é possível obter o ressarcimento. 

Ao constatar que houve uma transferência suspeita da sua conta bancária, entre em contato com a gerente do banco, ou até mesmo, via aplicativo, para noticiar a fraude e também requerer a devolução do dinheiro. Também é importante sempre registrar um boletim de ocorrência.

Após tomar ciência da fraude, o banco notifica a instituição que recebeu a transferência para que os valores sejam bloqueados. Dessa forma, o desaparecimento do dinheiro é evitado.

Como se proteger de fraudes?

A boa notícia é que existem medidas simples que podemos tomar para nos protegermos e aqui estão algumas dicas práticas:

  • Desconfie sempre;
  • Não forneça senha nem contato para um fonte que você entende como não segura;
  • Ao receber contato de uma suposta agência ou instituição financeira, não de retorno;
  • Ligue para a sua gerente de confiança ou faça o acesso via aplicativo;
  • Não seja óbvio na criação de senhas;
  • Tenha cautela diante das mensagens recebidas.
  • Bancos não ligam solicitando pix ou transferências bancárias.

Não podemos subestimar os riscos representados pelos golpes e fraudes bancárias. Proteger nosso dinheiro e informações pessoais é uma responsabilidade que todos devemos assumir. Lembre-se que a prevenção é a chave para manter sua segurança financeira intacta.

Caiu em um golpe e precisa de ajuda?

Entre em contato! 

Nossa equipe terá prazer em atender você.

 

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