Desde a virada do século, no começo dos anos 2000, ouvimos que estamos vivendo a era digital. Hoje, mais de 20 anos depois, nós vivemos cada vez mais imersos e dependentes da tecnologia. A internet é quase sinônimo de trabalho, facilidade, locomoção, informação, educação, relacionamento e muito mais.
Mas você já parou para pensar que é importante estarmos atentos aos perigos que podem ameaçar nossas finanças?
Com o mundo digital, utilizar aplicativos de bancos tornou-se algo comum em nosso dia a dia. Porém, criminosos se aproveitam disso para tentar aplicar golpes e fraudes bancárias e causar prejuízos significativos.
Antes de mais nada, é crucial entendermos como os golpistas agem para nos enganar. Eles usam estratégias cada vez mais evoluídas e exploram falhas de segurança para obter acesso às nossas informações financeiras e realizar transações fraudulentas.
O principal alvo atualmente, tem sido o PIX. O fato de trazer mais praticidade para a população não é nenhuma novidade. Contudo, o sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central também abre portas para que golpes e fraudes aconteçam com mais facilidade.
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a principal tentativa de golpe é feita com o uso de técnicas de engenharia social. Trata-se da manipulação psicológica do usuário, para que ele lhe forneça informações confidenciais ou faça transações em favor dos criminosos.
O que fazer se cair no golpe?
Para aqueles que caíram no golpe e buscam devolução do dinheiro, é possível obter o ressarcimento.
Ao constatar que houve uma transferência suspeita da sua conta bancária, entre em contato com a gerente do banco, ou até mesmo, via aplicativo, para noticiar a fraude e também requerer a devolução do dinheiro. Também é importante sempre registrar um boletim de ocorrência.
Após tomar ciência da fraude, o banco notifica a instituição que recebeu a transferência para que os valores sejam bloqueados. Dessa forma, o desaparecimento do dinheiro é evitado.
Como se proteger de fraudes?
A boa notícia é que existem medidas simples que podemos tomar para nos protegermos e aqui estão algumas dicas práticas:
- Desconfie sempre;
- Não forneça senha nem contato para um fonte que você entende como não segura;
- Ao receber contato de uma suposta agência ou instituição financeira, não de retorno;
- Ligue para a sua gerente de confiança ou faça o acesso via aplicativo;
- Não seja óbvio na criação de senhas;
- Tenha cautela diante das mensagens recebidas.
- Bancos não ligam solicitando pix ou transferências bancárias.
Não podemos subestimar os riscos representados pelos golpes e fraudes bancárias. Proteger nosso dinheiro e informações pessoais é uma responsabilidade que todos devemos assumir. Lembre-se que a prevenção é a chave para manter sua segurança financeira intacta.
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Nossa equipe terá prazer em atender você.