fbpx

Levou um calote? Veja as formas de recuperar o seu dinheiro!

Uma dívida que não foi paga pode tornar-se uma dor de cabeça tanto para o devedor quanto para o credor.

 

O primeiro fica com o nome sujo e perde o crédito na praça, enquanto o segundo sai no prejuízo com os valores do produto ou serviço prestado.

 

A forma mais fácil e rápida de resolver essa situação é de maneira amigável, por meio da cobrança extrajudicial. 

 

Entretanto, a cobrança extrajudicial deve ser feita de maneira amigável e discreta, podendo ser com ligações telefônicas ao devedor, cartas de cobrança e também esses outros passos:

 

  1. Fale com o Devedor

 

Conversar pacificamente pode ser a melhor alternativa para recuperar o seu dinheiro. Então, proponha uma nova forma de pagamento, demonstre estar aberto a negociar.

 

  1. Faça uma negociação

 

Negociar é uma nova chance de você receber. Você pode estabelecer prazos de pagamento, garantias e as condições que sejam mais benéficos para você e o devedor.

 

Lembre-se que é muito importante deixar tudo por escrito!

 

A renegociação sem a documentação que a comprove, pode inviabilizar a cobrança dessa dívida.

 

  1. Protesto em cartório

 

O cartório vai notificar o devedor, pessoalmente ou por edital, assegurando que ele tenha conhecimento da dívida, abrindo um prazo de 3 dias úteis para quitá-la.

 

O cartório não tem o poder de obrigar a pessoa a pagar, é apenas uma formalização da cobrança e apontamento do nome da pessoa como devedora naquele órgão.

 

Assim, caso o devedor não efetue o pagamento do título dentro do prazo, este será protestado, passando a constar no banco de dados do Cartório e dos Serviços de Proteção ao Crédito (tais como SPC e Serasa).

 

Cobrança Judicial

 

Se mesmo com as ofertas e tentativas de contato, o devedor se mantiver resistente em realizar o pagamento da dívida, o próximo passo é a Cobrança Judicial.

 

Na cobrança judicial temos mais algumas ferramentas para conseguir o recebimento da dívida:

 

  • Bloqueio de conta bancária
  • Penhora de veículo
  • Apreensão de CNH
  • Penhora de bens de valor
  • Negativação de nome
  • Nome protestado

 

Para isso, é preciso contar com advogados que se especializaram nesse ramo. Na Sartori & Vidal Advogados nós trabalhamos com muito comprometimento e seriedade, para te atender sempre da melhor maneira.

 

Entre em contato com um advogado ainda hoje e agende sua consultoria. Será um prazer atendê-lo e garantir seus direitos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *