fbpx

O BomBom que não é mais BomBom

Depois de 85 anos, Sonho de Valsa não é mais BomBom. O produto passou a ser vendido na nomenclatura Wafer. O que esse acontecimento nos ensina sobre o planejamento tributário?

 

A decisão partiu da Mondeléz, dona da Lacta, fabricante do produto, que buscou um escritório especializado em planejamento tributário para buscar saídas legais que pudessem reduzir a sua carga tributária. Após inúmeros estudos, foi identificado que o sonho de valsa, era classificado, como todos nós conhecemos, um bombom. 

 

Porém, como um bombom, pelo formato e o modo como era embalado, o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) cobrava um tributo de 5% sobre a mercadoria. Mas seria possível através de pequenos ajustes em sua embalagem e identificação, ser classificado como “Produtos de padaria, pastelaria ou da indústria de bolachas e biscoitos”. 

 

Sendo assim, classificado como ‘Wafer’, a tributação é zero, e com a nova classificação, a empresa não precisa mais pagar IPI sobre o produto. Todo esse movimento está dentro da lei. 

 

Marcas como Garoto e McDonald ‘s já utilizaram a mesma tática. Esta é a importância de ter bons profissionais e qualificados na sua empresa. milhões e milhões de reais em economia para a empresa.

 

Ficou alguma dúvida? 

 

Gostaria de conversar com um de nossos advogados? 

 

Entre em contato! 

 

Nossa equipe terá prazer em atender você.

 

FALAR COM ESPECIALISTA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *